Encontro PPGA

Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes do Estado do Rio de Janeiro

Edital Completo

[Des]limites da Arte: reencantamentos, impurezas e multiplicidades

1. APRESENTAÇÃO

O I Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes do Estado do Rio de Janeiro parte da necessidade de tomar conhecimento de produções desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Artes e de fomentar o debate e o intercâmbio entre os pesquisadores.

Sendo assim, a organização do evento fica a cargo de uma comissão formada por  discentes de três instituições públicas do Estado do Rio de Janeiro, parceiras do projeto através dos seus Departamentos de Pós-Graduação, a saber: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além da colaboração dos representantes regionais da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Visuais (ANPAP).

A realização do referido encontro abre-se para a produção escrita e prática dos pesquisadores dos programas de Pós-Graduação stricto sensu em Artes de todo o Brasil, a ser realizado na cidade do Rio de Janeiro, nas sedes do Centro de Arte Helio Oiticica, Parque das Ruínas e Museu da Maré, entre os meses de novembro de 2010 a janeiro de 2011.
Com o objetivo de fomentar o debate e aprofundar a troca de conhecimentos entre pesquisadores, expositores, ouvintes e sociedade em geral, o evento conta com a realização das seguintes atividades: mesas de discussão, oficinas e exposição.

A exposição será instalada no Parque das Ruínas, as oficinas no Museu da Maré e no Centro de Arte Hélio Oiticica e as mesas no Centro de Arte Hélio Oiticica, com abordagem de temas concernentes às artes segundo a temática do próprio encontro: [Des]limites da Arte: reencantamentos, impurezas e mutiplicidades.
Ao I Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes do Estado do Rio de Janeiro caberá a seleção de trabalhos e realização de três dias de mesas durante o evento. Cada mesa será composta por pesquisadores, um profissional convidado especializado no tema específico, que além de participar da mesa também será mediador.

À Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Visuais (ANPAP) caberá a seleção de trabalhos e realização de dois dias de mesas.

2. OBJETIVO

O objetivo geral do I Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes do Estado do Rio de Janeiro é promover o encontro presencial entre pesquisadores de diferentes instituições e redes diversas de organização das atividades artísticas para expor suas produções e debater sobre a arte e seus pontos de extensão em outras esferas da sociedade.

Este evento será aberto à participação de todos os pesquisadores que
desenvolvam trabalhos críticos e poéticos, objetivando incitar reflexões sobre a Arte,
divulgar os trabalhos de criação artística dos estudantes destas instituições e
estender tais reflexões e produções ao público em geral.

O I Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes do Estado do Rio de Janeiro trará a relação da arte com outras instâncias sociais e estratégias processuais, com a finalidade de discutir as relações no campo da arte e para além da mesma, e com as circunscrições institucionais. Interessa-nos investigar as tensões,aproximações e afastamentos entre as diferentes atuações e produções da cultura, através da arte, na totalidade de suas manifestações, assim como os fluxos das comunicações estéticas, os trânsitos na produção do conhecimento da arte e das construções imagéticas da identidade e da diferença. Por esta razão tal evento será realizado fora dos espaços físicos das instituições de ensino diretamente envolvidas e se efetivará em três espaços culturais específicos.

3. JUSTIFICATIVA

Devido à significativa pluralidade de instituições que oferecem o curso de Pós-
Graduação stricto sensu em Artes no Brasil, acreditamos que ao promover o I Encontro entre pesquisadores em um mesmo ambiente de discussões e reflexões, estaremos também promovendo o engrandecimento do estudo da Arte em nosso território.

É certo dizer que a proposta é inovadora, pois todos os anos os distintos programas de Pós-Graduação em Artes das diferentes Universidades do Estado do Rio de Janeiro tem realizado separadamente seus encontros e seminários. Torna-se, portanto, proveitoso pensarmos em um evento que una esses diversos contextos em prol de seus focos de estudo: a reflexão e a criação artística em seus múltiplos aspectos.

Por outro lado, ao deslocarmos a exposição e as oficinas para um espaço situado em uma comunidade periférica, no caso do Museu da Maré, construímos uma alternativa positiva frente à tradição de manter o ensino da arte e suas conseqüentes discussões restritos aos ambientes acadêmicos. Com isto também alcançamos um público diferenciado, maior e que, habitualmente, não acessa com facilidade o fazer artístico e os espaços de arte contemporânea. O resultado é uma troca de experiências mais profícua, de mão-dupla, pois tanto estudantes e teóricos da arte quanto público são beneficiados com novos conhecimentos.

Desta maneira, o encontro torna-se um terreno fértil de formação de novos vínculos
entre as diferentes instituições de ensino e pesquisa e sociedade, na partilha de
novas abordagens teóricas e sensíveis que valorizem e compartilhem visões e
perspectivas críticas no campo das artes e da cultura contemporânea. Sua realização viabiliza uma alternativa producente para o desenvolvimento acadêmico entre as Universidades supracitadas e fomenta a produção de conhecimento indispensável à pesquisa da arte e da cultura contemporâneas brasileiras e em geral.

A opção pela utilização de espaços diferenciados, vêm reafirmar a importância do fazer artístico e sua conseqüente fruição por um público amplo e diversificado. Esta distribuição, fora dos muros da Universidade viabiliza, também, o aprofundamento em outras questões: tanto pesquisadores quanto  público são colocados diante do ato de criação, da reflexão e dos cruzamentos de fazeres e saberes diversos como campo prolífico da circulação crítica dos papéis e contextos de ação do homem, como propositor de outros lugares para a arte e seus atravessamentos.

Reconhecendo a grande importância das outras instâncias da pesquisa em arte, o evento contará com uma palestra de abertura e um ciclo de mesas de discussão. Esta estrutura se faz necessária para que se enfatizem as dimensões conexas entre a produção artística, a crítica, a teoria, a ação e o ensino da arte nas universidades, no circuito e em outros espaços fora do eixo oficial da arte, como por exemplo, no campo da filosofia, da sociologia, da literatura e de outros contextos e saberes locais ou não institucionalizados.

Em última instância, buscando a aproximação de pesquisadores de variadas Universidades e pesquisadores exteriores à elas, o encontro viabiliza as intersecções da arte com outros campos do conhecimento e outras esferas da vida.

4. FORMATO

4.1 Local

Os locais que sediarão o evento são: Museu da Maré, Centro de Arte Hélio
Oiticica e Parque das Ruínas. Respectivamente situados na zona
norte da cidade do Rio de Janeiro, à Avenida Guilherme Maxwell, 26, na Rua Luís de Camões, 68, no Centro do Rio de Janeiro e na Rua Murtinho Nobre, 169, no bairro de Santa Teresa também no Rio de Janeiro.

4.2 Duração

O evento terá a duração de dois meses, de 29 de novembro de 2010 à 30 de janeiro de 2011. Sendo as datas de 29 de novembro à 3 de dezembro destinadas à realização das mesas de discussão e das oficinas e as datas de 4 de dezembro à 30 de janeiro de 2011 ao período de exibição da exposição.

4.3 Inscrições
4.3.1 Submissão de trabalho

Será feita divulgação da convocatória para a submissão de trabalhos através de mídia impressa e digital, através do email <encontroppga@gmail.com> e do blog do evento  <https://deslimites.wordpress.com&gt;.

4.3.2 Divulgação do evento

Será feita divulgação do evento através de mídia impressa, nas instituições parceiras, e digital, através do email <encontroppga@gmail.com> e do blog do evento <https://deslimites.wordpress.com&gt;.

4.4 Seleção dos Trabalhos e Temas

Serão aceitas produções teóricas e práticas que se insiram no tema geral proposto por este edital: [Des]limites da Arte: reencantamentos, impurezas e multiplicidades.

Os sub-temas  que compõem os critérios seletivos partem de quatro eixos principais:

  • História, Teoria e Crítica da Arte;
  • Cultura Visual e Cultura Material;
  • Poéticas Interdisciplinares; Arte, Cognição e Cultura e
  • Processos Artísticos Contemporâneos.

Cada um desses temas será aprofundado por profissionais convidados que comporão, juntamente com estudantes, as mesas de discussão. A partir dos mesmos temas também serão definidas as oficinas e a exposição.

Os trabalhos serão pré-selecionados por uma comissão mista, composta por discentes e docentes oriundos dos distintos cursos de pós-graduação em Artes do Rio de Janeiro (UERJ, UFF, UFRJ).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s